Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Convênios para fortalecer setor de autopeças

Pimentel assina convênios para fortalecer setor de autopeças

Documentos foram firmados com Anfavea, Sebrae, Sindipeças e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Brasília (11 de fevereiro) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, assinou hoje três convênios para fortalecimento do setor de autopeças no país. Foram assinados o Pronatec-Plano Brasil Maior (PBM) para o setor automotivo, o Convênio Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC e o Acordo de Cooperação Geral MDIC-Sebrae para o Projeto de Encadeamento Produtivo da Cadeia Automotiva.

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges. Também estiveram presentes os presidentes do Sebrae, Luiz Barretto, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC (GABC), Rafael Marques, e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Paulo Butori.

Pronatec-PBM

O convênio Pronatec-PBM – Acordos de Cooperação Técnica será assinado com três entidades: Anfavea, Sindipeças e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. A partir do programa serão mapeadas as demandas que podem ser atendidas por dois tipos de cursos.

O primeiro é o de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga-horária mínima de 160 horas e de até 600 horas - mapeados pelo MDIC e geridos por MDIC e Ministério da Educação (MEC). O segundo, são os cursos técnicos de longa duração, equivalentes ao 2º grau científico, subsequentes ou concomitantes a esse. Nesse caso, serão mapeados pelo MDIC, mas geridos pelo MEC e pelas secretarias de educação estaduais.

O programa irá permitir a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas ou a requalificação de trabalhadores em atividade. Todos os cursos serão gratuitos.

APL de Ferramentaria do ABC

A partir do convênio entre o MDIC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, será desenvolvimento um programa de extensionismo industrial para 25 indústrias de pequeno e médio portes pertencentes aos APLs de Ferramentaria e de Autopeças, localizados na Região do Grande ABC. O objetivo é o desenvolvimento tecnológico e o fortalecimento de fornecedores do setor de autopeças para a indústria automotiva.

Serão realizadas consultorias para a implementação de melhorias de gestão de processos, de produto, testes laboratoriais, normatização, entre outros. O convênio terá vigência até outubro de 2016, com recursos do MDIC e da GABC superiores a R$ 1 milhão.

Acordo MDIC-Sebrae

O Acordo de Cooperação Geral MDIC-Sebrae para o Projeto de Encadeamento Produtivo da Cadeia Automotiva visa à inserção das micro, pequenas e médias empresas na cadeia de valor automotiva, a partir da oferta de cursos diversos de qualificação. O orçamento destinado ao projeto será proveniente do próprio Sebrae.

Em sua primeira fase, o projeto contará com a participação de nove montadoras instaladas em sete estados: BMW –Araquari (SC), Fiat - Betim (MG), Ford - Camaçari (BA), GM - Gravataí (RS), MAN - Resende (RJ), Nissan - Resende (RJ), Peugeot/Citroën - Porto Real (RJ), Renault –São José dos Pinhais (PR) e Volkswagen - Planta do ABC (SP).

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário