Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Negociação Brasil-México para ampliação e aprofundamento do ACE 53

Negociação Brasil-México para ampliação e aprofundamento do ACE 53

Troca de Listas de Pedidos Recíprocos

Brasília (18 de dezembro) - Em conformidade com a decisão da Presidenta Dilma Rousseff e do Presidente Enrique Peña Nieto de ampliar e aprofundar o Acordo de Complementação Econômica N° 53 (ACE-53), Brasil e México intercambiaram, nesta sexta-feira (18/12/2015), suas listas de pedidos e ofertas em comércio de bens. As listas contemplam os itens de interesse, tanto industriais quanto agrícolas, na expansão do ACE-53, e serão avaliadas pelas equipes técnicas dos dois países, em preparação para próxima reunião negociadora, marcada para os dias 16 a 18 de fevereiro de 2016, em Brasília.

Para aumentar o fluxo comercial, expandir seu relacionamento econômico e promover investimentos, as duas maiores economias da América Latina buscam aumento substancial do universo tarifário liberalizado. Uma expansão das preferências tarifárias no acesso mútuo aos mercados dos dois países permitirá que o fluxo comercial bilateral seja incrementado de maneira a se tornar mais compatível com a dimensão das economias de Brasil e México. 

Assim, a troca de listas em matéria de comércio de bens representa uma etapa de grande importância, e se integra à agenda de negociação bilateral que contempla um amplo conjunto de temas, incluindo serviços, comércio eletrônico, compras governamentais, facilitação de comércio, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio, propriedade intelectual, coerência regulatória, entre outros.

O Acordo permitirá explorar um grande potencial de crescimento nas relações comerciais entre os dois países, uma vez que a participação das trocas bilaterais não ultrapassou 2% dos volumes totais de comércio dos dois países com o resto do mundo, entre 2012 e 2014. Em 2015, de janeiro a novembro, o México foi o oitavo mercado de destino das exportações e o nono mercado de origem das importações brasileiras. O intercâmbio comercial, soma das exportações e importações, entre janeiro e novembro deste ano, foi de US$ 7,44 bilhões. Em 2014, o comércio Brasil-México alcançou US$ 9,03 bilhões.
  
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário