Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Dumping tubos e magnesio em pó

Ministro Marcos Pereira assina Resoluções Camex que aprovam duas medidas de defesa comercial para importações brasileiras da China

Decisões entraram hoje em vigor com a publicação das medidas no Diário Oficial da União

Brasília (21 de julho) - Foram publicadas hoje, no Diário Oficial da União, duas medidas de defesa comercial  para importações brasileiras de produtos chineses. As Resoluções Camex que aplicam direitos antidumping foram assinados ontem pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, após a reunião do Grupo Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). O dumping é uma prática desleal de comércio que acontece quando uma empresa exporta seu produto a preços inferiores aos praticados no mercado de origem.

Resolução Camex nº 65  aplica direito antidumping  por um prazo de até cinco anos às importações brasileiras originárias da China de tubos de aço carbono não ligado com a seguinte descrição técnica: sem costura, de seção circular, com diâmetro externo não superior a 374 mm.  

Os tubos de aço são usados em diversos setores da indústria, para condução e armazenamento de fluidos, caldeiraria, fabricação mecânica de peças e no segmento automotivo, e também em usinas de açúcar e álcool, no setor de mineração, de construção civil, de máquinas agrícolas, automotivo, entre outros. O produto está classificado nos códigos 7304.31.10, 7304.31.90, 7304.39.10, 7304.39.20 e 7304.39.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). O direito antidumping será aplicado por alíquota específica, nos montantes abaixo especificados:

Origem
Produtor/Exportador
Direito Antidumping (US$/t)
China
Yangzhou Lontrin Steel Tube Co., Ltd
1.009,29
Hangzhou Zhedong Steel Tube Products Co., Ltd.
Hubei Xinyegang Steel Co. Ltd.
Wuxi Jiangnan High Precision Cold-Drawn Pipe Co., Ltd.
1.356,90
Empresas chinesas identificadas no Anexo e não constantes deste quadro.
1.356,90
Demais
1.356,90

Magnésio em pó

Além disso, a  Resolução Camex nº 66, também publicada hoje,  prorroga por até cinco anos, o direito antidumping para as importações brasileiras de magnésio em pó (com o mínimo de 90% de magnésio e 10% máximo de cal) originárias da China (NCMs 8104.30.00 e 8104.90.00). O magnésio em pó é utilizado principalmente na indústria siderúrgica, no processo de dessulfuração do ferro gusa, para  fabricação do aço. Além disso, o magnésio em pó é insumo para fabricação de produtos químicos, fogos de artifício, munições e eletrodos de solda. O antidumping será recolhido por alíquota específica, de acordo com o valor abaixo:

Origem
Produtor/Exportador
Direito Antidumping Definitivo
China
Todos
0,99 US$/kg

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário