Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MANUAL SISCOMEX - DIVULGADO PELA RFB


MANUAL SISCOMEX - DIVULGADO PELA RFB:

http://www.receita.fazenda.gov.br/manuaisweb/importacao/

Manuais Aduaneiros Manual de Despacho de Importação


O
 Manual do Despacho Aduaneiro de Importação tem como objetivo orientar os importadores nas atividades relativas ao despacho de importação. Poderá ser útil aos transportadores, depositários e demais intervenientes. Alerte-se que essa primeira publicação tratará da Declaração de Importação do tipo "Consumo", não abordando aspectos específicos dos demais tipos de declaração (Admissão, Nacionalização etc).Apresentação

É possível consultar assuntos relacionados ao Despacho de Importação por tópicos, saber como se preenche uma DI, pesquisar a legislação aplicável dentre outras opções.
Estrutura do manual:
  • Tópicos Apresenta diversos conceitos relacionados ao despacho de importação e suas etapas.
  • Preenchimento:  Indica como preencher um despacho de importação, realizar uma retificação e contém informações relacionadas à fase de licenciamento.
  • Guia do Siscomex Especifica as funções disponíveis no Sistema Siscomex, módulo Importação, perfil Importador.
  • Legislação:  Permite consultar todas as normas citadas no Manual, exceto as Notícias Siscomex Importação que podem ser acessadas no próprio Siscomex.
O conteúdo do manual tem caráter de orientação e não substitui os textos legais.
O manual é atualizado periodicamente. Cabe ao usuário observar a existência ou alteração de legislação posterior à data da versão indicada no manual.
RFB acredita que este manual eletrônico constitui importante ferramenta para a orientação ao importador, com conseqüente redução de erros e maior eficiência nos procedimentos aduaneiros relacionados ao despacho de importação.

Data da Versão: 26/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário