Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sistema Aliceweb Mercosul

Fonte: Secex / MDIC

Comércio exterior dos países do Mercosul

O AliceWeb-Mercosul foi lançado durante o Encomex Foz do Iguaçu, em setembro de 2009, quando participaram os países componentes da bloco econômico. Desde então, o sistema passou por diversos aperfeiçoamentos, como a geração de arquivos para download e a agilização na atualização das bases de dados. A iniciativa tem por finalidade divulgar, de maneira clara e objetiva, as estatísticas de comércio exterior (exportação e importação) dos quatro países-membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), facilitando o acesso às informações em um único ambiente e promovendo o fortalecimento da integração dos países do bloco.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), utilizando modernos softwares e instrumentos de programação. Um dos principais objetivos alcançados foi criar uma ferramenta de fácil navegação e com dados pontuais e relevantes, possibilitando a pesquisa de informações necessárias ao usuário.

Os quatro países-membros do Mercosul transferem periodicamente suas bases de dados para a Secretaria de Comércio Exterior. Os dados brasileiros são fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior, com base no Siscomex. A Argentina coleta seus números do Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec); o Uruguai e o Paraguai têm como fonte de dados os seus respectivos Bancos Centrais, com o Paraguai completando as informações mediante dados fornecidos pela Direción Nacional de Aduanas. Visando maior alcance internacional, o sistema conta com versões nos idiomas português, inglês e espanhol.

Com dados mensais a partir de 2007, o AliceWeb-Mercosul apresenta sete módulos de pesquisa: dados da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, do Mercosul-Extraregional, do Mercosul-Intraregional e do Mercosul-Total. Cada fonte de dados disponibiliza oito variáveis de consulta: Capítulo (SH2), Posição (SH4), Subposição (SH6), NCM (código a 8 dígitos), países de destino (exportação), países de origem (importação) e blocos econômicos de destino (exportação) e de origem (importação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário