Comércio exterior dos países do Mercosul
O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), utilizando modernos softwares e instrumentos de programação. Um dos principais objetivos alcançados foi criar uma ferramenta de fácil navegação e com dados pontuais e relevantes, possibilitando a pesquisa de informações necessárias ao usuário.
Os quatro países-membros do Mercosul transferem periodicamente suas bases de dados para a Secretaria de Comércio Exterior. Os dados brasileiros são fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior, com base no Siscomex. A Argentina coleta seus números do Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec); o Uruguai e o Paraguai têm como fonte de dados os seus respectivos Bancos Centrais, com o Paraguai completando as informações mediante dados fornecidos pela Direción Nacional de Aduanas. Visando maior alcance internacional, o sistema conta com versões nos idiomas português, inglês e espanhol.
Com dados mensais a partir de 2007, o AliceWeb-Mercosul apresenta sete módulos de pesquisa: dados da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, do Mercosul-Extraregional, do Mercosul-Intraregional e do Mercosul-Total. Cada fonte de dados disponibiliza oito variáveis de consulta: Capítulo (SH2), Posição (SH4), Subposição (SH6), NCM (código a 8 dígitos), países de destino (exportação), países de origem (importação) e blocos econômicos de destino (exportação) e de origem (importação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário