Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DUMPING PNEU DE BICICLETA


DOU DE 31/08/2012

Legislação: Circular SECEX/MDIC nº 42, de 30/08/2012.
Inicia investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações da República Popular da China, da República da Índia e da República Socialista do Vietnã para o Brasil de pneus novos de borracha para bicicleta, comumente classificadas nos itens 4011.50.00 da NCM/SH, de dano à indústria doméstica e de relação causal entre estes. (Seç.1, págs. 143/147)

14 comentários:

  1. Este governo já passou o Imposto de Importação de 16% para 35% para pneus de bicicletas agora vem com esta de iniciar uma investigação de dumping contra pneus da Índia, China e Vietnã para proteger um único fabricante nacional que não tem capacidade de abastecer o mercado interno, quem deveria ser investigado a fundo neste últimos 10 anos é este fabricante depois vem dizer que não há protecionismo no Brasil, no final quem irá pagar á mais é o consumidor final do trabalhador que precisa da bicicleta para ir trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo, além disto este fabricante nacional que entrou com novo pedido de investigação de antidumping, já tinha o antidumping contra India e China antes (era só renovar na epoca) mas não renovou pois iria comprovar os crimes de sonegações fiscais que sempre praticou no mercado e agora para poder agora entrar novamente com pedido de antidumping este fabricante passou a trabalhar com preços 100% de faturamnento de 2 anos para cá,este fabricante está enganando o governo e vendo somente o lado dele prejudicando todo o mercado de bicicletas no Brasil, é muito simples é só investigar os preços de 3 anos atrás com os atuais para comprovar a fraude, tenho esperança que o governo não faça protecionismos e dê cobertura para um fabricante deste nivel.

      Excluir
  2. O CADE órgão para defesa do consumido deveria estar vendo isto pois é um monopólio que irá prejudicar o consumidor final. este atual governo
    com este protecionismo será um retrocesso voltaremos ao tempo das carroças.

    ResponderExcluir
  3. O pior que o mercado de pneus de bicicletas é 3 vezes maior da capacidade de produção do fabricante Levorin e irá faltar pneus no mercado acho que algo á mais esta rolando para o governo aprovar este dumping o MP tinha que depois investigar á fundo quem aprovou este lobby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DISCORDO.
      A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO TOTAL HOJE ABRIL 2013 DA IND NACIONAL É DE MAIS DE 31 MILHOES DE PNEUS, ENTRETANTO NAO TEM MOTIVOS DE TRABALHAR FULL. MERCADO NAO CONSOME
      A FROTA DE70 MILHOES DE BIKES NAO REPOE NESTE NUMERO....

      Excluir
  4. O Pior que o mercado de pneus é muito maior do que a capacidade de pneus produzida pelo fabricante Levorin que está pedindo este dumping abusivo de + de 200% como irá ficar o consumidor por o pneu importado os preços irão para as alturas. Quem paga é o povão novamente.

    ResponderExcluir
  5. É o MP tinha que investigar este protecionismo de um monopólio alguém está ganhando para aprovar isto.

    ResponderExcluir
  6. Uma covardia estão fazendo com os importadores, como disseram acima , a levorin nao consegue atender o mercado nacional , vc faz um pedido da levorin de Manaus eles demoram 30 dias para entregar , se tiver aumento do produto deles nesse intervalo eles nao respeitam as programações etc.. Porque isso? Porque é a única empresa de pneus de bicicletas no brasil , eles tem "as costas quentes " junto ao governo federal etc.. O diretor da levorin nem na empresa fica mais , mora em brasilia fazendo seu lob e ferrando com os importadores , é isso que acontece com o nosso governo petista de corruptos , ou vcs acham q a levorin depois q sair o dumping vai abaixar o preco do pneu deles??claro q nao , eles tem condições de vender um pneu convencional abaixo de 10 reais e só vão baixar o preco se obimportafo apertar eles, que nao ira acontecer , o consumidor novamente cai pagar , alias , sempre paga né ?? Bem vindo ao governo petista e a copa do mundo 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, o fato nao e o preço do pneu convencional...ACORDA......
      O fato é que o CONSUMIDOR TEM TODO O DIREITO DE PODER OPTAR POR PRODUTOS MELHORES E EM MUITAS VEZES, NA MAIORIA, MELHORES E MAIS BARATOS.

      Excluir
  7. O pior é que aparentemente a taxa antidumping realmente será aprovada. Gostaria de saber quem e quanto estão levando para aprovarem isto, pois todos sabemos que isto acarretará um forte aumento de preços para o consumidor.
    Vão faltar pneus e a Levorin vai cobrar o que quiser.
    Ainda sonhamos com a utopia de um dia ter um Estado que vise o cidadão e não o interesse proprio e de sua turma.

    ResponderExcluir
  8. A Indústria nacional será protegida, O produto importado será SOBRETAXADO, o consumidor pagará a conta por um produto inferior, pra variar....Alguma dúvida??
    Hoje na prática, a indústria nacional detem menos de 60% de mercado mas je teve 98%. Apresentará tbem outros "prejuízos" ao longo dos tempos, inclusive de forma magistral, os financeiros....
    D qq forma, a ineficiencia da industria nacional de hoje, é consequencia de PROTEÇÕES SUCESSIVAS....e por muitos anos...mas também e na minha opnião, principalmente por miopia do empresário brasileiro, que assim como os políticos, olham só dentro de sua caixa e esquecem que do lado de fora - os consumidores / eleitores (Contribuintes).
    Com relação ao único fabricante nacional de pneus de bicicletas que restou no País e que está "se defendendo" para se manter "vivo" neste mercado cruel e que dá só prejuízos....acaba de inaugurar uma fábrica em Manaus, provavelmente subsidiada pelo nosso dinheiro atraves do governo federal e de Manaus, que no mínimo duplicará sua capacidade de produção.
    O Brasil é isso aí.


    ResponderExcluir
  9. A Levorin já teve o antidumping e não renovou na época pois iria aparecer a grande sonegadora que foi durante estes anos obrigando os clientes a comprarem no sistema dela para poderem ter pneus e no antidumping passado diretor da empresa falou que pagou pelo mesmo tem muita gente levando dinheiro para aprovar novamente para um único fabricante de pneus do Brasil que não tem capacidade de atender o mercado.

    ResponderExcluir
  10. O MP já teve investigando o ministro responsável mas como ele é o protegido da presidente é blindado por ela foi o único que não caiu ate agora e sem duvida o MP deveria investigar toda a equipe para não chamar de outro nome. Esta COMEX toma as medidas baseada no conto deste diretor da Levorin que não sai de Brasilia ela deveria sair no mercado e fazer uma pesquisa e ouvir a voz do mercado.

    ResponderExcluir
  11. Hoje a LEVORIN esta demorando de 45 á 60 dias para entregar os pedidos imaginem quando chegar o final de ano o mercado sem duvida ficará sem pneus e quem quiser irá pagar caro este governo deveria sair no campo e ver a realidade. tem gente recebendo muito para aprovar este antidumping

    ResponderExcluir