Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

União Européia pede à OMC para retaliar Estados Unidos

Fonte: Valor Econômico

(Assis Moreira Valor)

GENEBRA - A União Europeia pediu ontem à Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de retaliar os EUA em US$ 311 milhões por ano, já que Washington persiste em utilizar um método julgado ilegal para calcular antidumping.

O Japão já conseguiu direito de retaliar os EUA em US$ 248 milhões por ano por causa do mesmo problema, que afetou seus produtos siderúrgicos, mas até agora não aplicou a sanção. O Brasil foi o mais recente país a abrir uma queixa contra os americanos no mesmo contexto, alegando perdas nas suas exportações de suco de laranja.

O alvo das denúncias é a pratica do " zeroing " , pela qual os EUA excluem do cálculo da margem de dumping as exportações com valor superior à cotação do produto no mercado doméstico ( " valor normal " ) e usam apenas os preços baixos de importação. Com isso, inflam o cálculo para fixar a margem de dumping e, em consequência, da sobretaxa aplicada.

A demanda europeia se junta a uma série de ataques contra práticas comerciais americanas. Na terça-feira, o Vietnã abriu sua primeira queixa na OMC, atacando os EUA por causa de suposta aplicação ilegal de antidumping nas importações de camarão. Os EUA impõem sobretaxa antidumping contra o camarão brasileiro.

A frustração é generalizada entre os membros da OMC, com a recusa americana de eliminar a pratica do " zeroing " após tantas condenações. Os americanos, porém, só querem tratar do problema nas negociações da Rodada Doha, que estão paralisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário