Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

segunda-feira, 13 de junho de 2016

IRREGULARIDADES ADUANEIRAS


A RFB disponibilizou um ferramenta no seu site para qualquer empresa/pessoa apontar (denunciar) irregularidades aduaneiras. Através da estatísticas divulgadas pela RFB em sei site, qualquer um pode verificar se há importações com irregularidades (ncm´s, precos, etc.) e fazer o apontamento a RFB através de formulário eletronico a RFB.

abaixo link para o formulário de apontamento de irregularidades:

abaixo link para consulta as estatísticas divulgadas pela RFB para fins de verificação de irregularidades:


http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/resultados/comercio-exterior

Abaixo notícia de 2007 da RFB sobre o tema.


Receita divulgará dados sobre importação na internet para combater irregularidades

26/03/2007 - 12h21
Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria da Receita Federal divulgará na internet dados estatísticos relativos a operações de importação para subsidiar estudos de mercado, formulação de políticas e análises setoriais.Os dados poderão ser utiilzados também como instrumento de combate à prática de concorrência desleal e de levantamento de indícios de sonegação fiscal ou de infrações relacionadas à classificação fiscal, origem ou valor aduaneiro das mercadorias.A divulgação e a seleção dos dados estatísticos serão feitas pela Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana), que preservará a identidade do importador. Os dados estatísticos serão divulgados na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). No caso de identificação de indícios de infração ou de irregularidades que possam envolver crime contra a ordem tributária ou concorrência desleal, as informações poderão ser prestadas ao Coana por meio da página eletrônica "Registro de Irregularidades Aduaneiras", que será disponibilizada no site da Receita Federal. A identidade do informante será preservada.As normas sobre a divulgação dos dados estão em uma portaria da Secretaria da Receita Federal do Brasil publicada hoje (26) noDiário Oficial da União.


Nenhum comentário:

Postar um comentário