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Danielle Manzoli

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quarta-feira, 13 de junho de 2018

FILA DE PROCESSOS ANVISA

Divulgação das filas dos processos tem nova sistemática Conteúdo está disponível no Portal de Informações Analíticas.
 
Por: Ascom/Anvisa

 
O setor regulado e a sociedade em geral contam com mais um canal de acesso a informações da Anvisa. Trata-se do painel de dados sobre Filas de Análise de Processos de Importação, que está disponível no Portal de Informações Analíticas. O objetivo da nova ferramenta é dar transparência aos dados, bem como facilitar a consulta pelos usuários dos serviços da Anvisa. O portal terá atualização diária.

A publicação do painel é resultado de uma iniciativa conjunta entre a Gerência-Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP) e a Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF). 

A Anvisa ressalta que esse monitoramento da fila de espera de processos de importação teve início em março deste ano (2018), quando foi implementado novo sistema de distribuição e acompanhamento de processos de importação pelo nível central da vigilância. A medida impactou na rotina de trabalho dos postos de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados em Produtos para Saúde (PAFPS), Medicamentos (PAFME), Alimentos (PAFAL) e em Cosméticos, Saneantes, Higiene e Outros (PAFCO).

Para saber mais e conhecer os dados divulgados, basta acessar o Portal de Informações Analíticas e consultar a aba “Importação”.

Evolução

A consulta ao painel com dados sobre os processos de importação mostra a evolução diária da fila, apresentando os seguintes indicadores:
 
  • Tempo Máximo de Fila para Petições Primárias (Percentil 90):

Para este indicador, foi definida pela área técnica a utilização de uma medida estatística, conhecida como percentil 90. Este indicar é usado para dividir e ordenar, de forma crescente, uma amostragem de valores ou informações em 100 partes. Dessa forma, é possível visualizar uma escala, que, no caso da fila de espera das importações, contribuirá para a análise de dados das solicitações de governo, empresas em geral, instituições de ensino e pesquisa, além de unidades de saúde e cidadãos.

Ou seja, o percentil ordena a fila e permite avaliar o tempo de espera pelo atendimento das solicitações. Dessa forma, o indicador ajudará também a identificar e retirar da análise os casos excepcionais de processos que, por motivos diversos, apresentem tempos muito diferentes do que pode ser considerado normal, não refletindo a realidade de pelo menos 90% dos processos distribuídos.

  • Quantidade Acumulada de Petições Primárias na Fila:

Apresenta a quantidade de documentos que se encontravam na fila de espera no fim de cada dia.
 
  • Petições Primárias Novas na Fila:

Apresenta a quantidade de documentos que entraram na fila no fim de cada dia.
 
No momento, o painel não separa os tempos das petições prioritárias, distribuídas no dia seguinte ao protocolo, nem seus respectivos tempos de análise. Nestes casos, a Anvisa orienta aos importadores e interessados que acessem os canais institucionais do órgão para saber mais informações e obter esclarecimentos.

Portal 

O objetivo deste portal é ser um ponto central de acesso às informações e análises geradas a partir das soluções de Inteligência Analítica desenvolvidas na Anvisa, aumentando a disponibilidade de dados e incrementando os processos de tomada de decisão, transparência, acesso a informações públicas e o controle social.

O portal oferece uma série de painéis gerenciais, os quais apresentam dados a respeito de diversos processos e estratégias da Anvisa, divididos em categorias de interesse. Para acessar um dos temas, basta clicar na imagem ou no título dos painéis.

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