Blog atualizado periodicamente com notícias, legislações e matérias relacionadas ao Comércio Exterior no Brasil.
Boa leitura.
Danielle Manzoli

Obs: legislação extraída com auxílio do boletim elaborado pela empresa Belux, Fone: (61) 3233-3439 - mfsegre@gmail.com E Econet Editora, fone (41) 3016-8006

terça-feira, 21 de setembro de 2010

NOVO SISCOMEX EXPORTAÇÃO

Fonte: Agência Brasil

Menos burocrático, novo Siscomex será lançado em outubro

http://www.brazilmodal.com.br/images/arquivos/zero.jpg

Quase quatro anos após o anúncio da criação de um novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) para simplificar e agilizar os procedimentos burocráticos, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) anunciou que a nova plataforma tecnológica, inicialmente apelidada de Novoex, deverá ser lançado em outubro. Segundo o coordenador geral de Informação e Desenvolvimento do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do ministério, Rafael Arruda de Castro, o novo sistema deve estar disponível até a segunda quinzena do mês que vem. Ao menos durante o primeiro mês de operação, a página na internet funcionará em caráter de teste, para que os usuários se acostumem com a nova plataforma. Já na próxima semana, o ministério deve publicar no Diário Oficial da União as especificações de uso da nova ferramenta.
Ao apresentar o Novoex aos participantes do seminário Operações de Comércio Exterior, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Castro destacou que o módulo irá agilizar o preenchimento dos registros de exportação, facilitando todo o processo para os usuários.

"O Novoex será autoexplicativo e muito mais fácil de usar. Como estará ambientado na internet, será possível acessá-lo de qualquer microcomputador, diferentemente do atual sistema, que exige a instalação de um programa específico", disse Castro.

Ele informou que, enquanto estava sendo desenvolvido, o Novoex foi testado por cerca de 40 empresas que apontaram eventuais problemas operacionais e sugeriram mudanças que deram ao sistema maior estabilidade e agilidade. "Quem trabalha há muito tempo com o atual sistema já está acostumado com sua interface, mas ela não é a mais apropriada, já que não é autoexplicativa", disse o coordenador sobre o sistema em uso desde 1993. "É normal que haja um estranhamento e dificuldades iniciais, mas, por isso mesmo, haverá um período de testes para que todos se adaptem ao novo sistema".

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário